Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de março de 2011

Sobre Instinto, Razão e Preservação



O cinza, a chuva e as horas têm me acompanhado nos primeiros dias dessa empreitada.
Longe do trabalho e da academia, deveria aproveitar o ensejo para adquirir ao menos uma porção da enxurrada de saber técnico, passaporte para minhas pretensões.
No entanto, sigo tentando superar a morte de Deus e abandonar a náusea que me persegue. Leio Nietzsche. Quero ser super-homem!
Da leitura veio a inspiração para esse post. Escrevi um tanto sobre razão e preservação, mas concluí que minhas palavras não fariam jus à lucidez do filósofo alemão e do trecho abaixo colacionado,  digno da leitura atenta.


"Depois de por muito tempo ler nos gestos e nas entrelinhas dos filósofos, disse a mim mesmo: a maior parte do pensamento consciente deve ser incluída entre as atividades instintivas, até mesmo o pensamento filosófico; aqui se deve mudar o modo de ver, como já se fez em relação à hereditariedade e às “características inatas”. Assim como o ato de nascer não conta no processo e progresso geral da hereditariedade, também “estar consciente” não se opõe de algum modo decisivo ao que é instintivo – em sua maior parte, o pensamento consciente de um filósofo é secretamente guiado e colocado em certas trilhas pelos seus instintos. Por trás de toda lógica e de sua aparente soberania de movimentos exitem valorações, ou, falando mais claramente, exigências fisiológicas para a preservação de uma determinada espécie de vida. Por exemplo, que o determinado tenha mais valor que o indeterminado, a aparência menos valor que a “verdade”: tais avaliações poderiam, não obstante sua importância reguladora para nós, ser apenas avaliações-de-fachada, um determinado tipo de niaiserie [tolice], tal como pode ser necessário justamente para a preservação de seres como nós. Supondo, claro, que não seja precisamente o homem a “medida de todas as coisas”...". (Friedrich Nietzsche. Além do bem e do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 2005)

Um comentário:

  1. João , está convidado a postar no ensaios e manifestos caso haja interessa
    [ ]s Vader

    ResponderExcluir